Nos dias 20, 21 e 22 de janeiro aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, em Itapejara do Oeste, o tríduo que celebrou a memória de São Vicente Pallotti, nosso Fundador. Foram três dias de atividades artístico-religiosas desenvolvidas pelas duas comunidades palotinas locais, a dos Padres (Pe. Claudemir e o formando Matheus Aurélio) e das Irmãs (Ir. Aline, Ir. Cleiva e Ir. Claudência), bem como por muitos leigos da comunidade.
O tríduo começou na sexta com o Cine Pallotti, no qual assistiu-se o filme São Vicente Pallotti: Nos caminhos do Infinito, produzido pelos padres palotinos Poloneses. Logo depois do filme, aconteceu uma atividade de grupos norteada pelas perguntas: “Estamos atentos aos problemas do nosso tempo, como Pallotti esteve aos do seu tempo¿” e “Pallotti se empenhou em propor soluções para os problemas de seu tempo, o que nós fazemos para responder aos do nosso tempo¿”.
No sábado, segundo dia do tríduo, o consagrado Matheus, juntamente com as Irmãs Palotinas, foram à rádio Integração FM para apresentar o programa A esperança tem voz. Foram relatadas algumas partes da história do Fundador e de suas Fundações. Deu-se especial destaque para as partilhas feitas pelas Irmãs Cleiva e Claudência. Falaram do período em que foram missionárias em Moçambique. Logo na sequência do programa, nos dirigimos à Comunidade São Vicente Pallotti onde celebramos a Festa do Padroeiro. O momento foi seguido por um saboroso lanche partilhado.

Logo em seguida, retornamos à Igreja Matriz para celebrar solenemente a Festa litúrgica de São Vicente Pallotti. A Irmã Aline declamou um poema sobre a vida do Fundador no comentário inicial, e a reflexão da Palavra foi feita pelo consagrado Matheus. Após a Missa, iniciou-se no salão paroquial, o primeiro Festival da Canção Palotina. O evento contou com a presença de leigos da comunidade interpretando músicas sobre o carisma Palotino. Além das canções, as crianças da Infância e Adolescência Missionária apresentaram três teatros com cenas da Vida de São Vicente. Algumas frases e poemas do Fundador também foram lidos. Tudo isso aconteceu enquanto os participantes saboreavam um gostoso pastel com refrigerante ou água. O encontro foi encerrado com a benção intercedida pelo Padre Claudemir.
No domingo (22), dia de S. Vicente Pallotti, mais duas Missas festivas foram celebradas na memória do Fundador. Ambas contaram com boa participação dos fiéis da comunidade.
Um dos elementos que mais chamou a atenção foi o interesse dos leigos da comunidade de organizar novamente, no próximo ano, mais um Festival da Canção. Muitas ideias foram apresentadas e novas propostas também estão sendo amadurecidas. Agradecemos o apoio e a ajuda dos padres da comunidade, Padre Valmor e Claudemir, bem como as Irmãs Cleiva e Claudência, sempre prontas e presentes em todos os momentos.
Ao final do Tríduo celebrativo, somos gratos a Deus pela vida e carisma de nosso Pai Fundador, pois mesmo depois de tantos anos de sua Páscoa, ele continua a encantar e atrair mais apóstolos para o serviço do Reino e do Evangelho de Jesus Cristo.

“Deus será a vossa recompensa” S.V.P

Ir. Aline Cecília Moreschi, CSAC
Matheus Aurélio Bernardi, SAC