Testemunho Vocacional de nossa estimada Irmã Carmelina! Vale apena ler, você não irá se arrepender😉
Vida Consagrada ‘Memória viva da forma de existir e agir de Jesus’ – Vita Conecrata no. 22
“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado” (Jer 1,5)
Hoje tenho 77 anos de idade, sou grata a Deus e à minha família. Tenho 55 anos de vida consagrada como Irmã Palotina – gratidão à Congregação e à Igreja.
Estes anos de caminhada, atividades de transferência, serviços diferentes têm sido um desafio, mas a graça e a presença de Deus sempre me acompanharam. “Para onde Deus me envia, devo florescer”. Hoje estou servindo as comunidades na Argentina.
O Senhor tem feito maravilhas por mim. Olhando para trás, na jornada da minha vida e missão, foi uma entrega sem retorno. Eu sinto que a vida de Deus em mim deve ser transmitida aos outros; fazer o bem com amor, alegria, dedicação, disponibilidade, seguindo o exemplo de Jesus e Maria, a mãe de Jesus.
Uma das missões para a qual fui enviada foi em Marituba, no Pará. Ali me senti como uma missionária palotina junto àquele povo necescitado e ali percebi mais claramente e experienciei o grande amor de Deus por mim: ‘O Senhor fez por mim maravilhas’. A hora das maravilhas de Deus chegou, sob a luz de Deus e o olhar de Jesus, onde renovei meu compromisso de fidelidade a Ele, a serviço do povo. Naquela realidade ajudei a formar lideranças e comunidades, tornando o nosso carisma mais vivenciado.
A partir de 2018 me senti a caminho como Maria que se colocou a caminho para a casa de sua prima Isabel para ajudá-la. Ela precisava de uma presença simples e serviçal.
Cada vez que uma nova necessidade surgia, eu era uma das escolhidas para ir e servir esta nova comunidade.
Em cada missão senti a alegria e o impulso de fazer o bem, seguindo os passos de Jesus que me chamou, consagrou e me enviou como consagrada palotina. Sinto esta presença constante no meu dia a dia e esta presença me faz caminhar, me faz viver, me faz contemplar as maravilhas de Deus. Deus tem seu tempo. O importante é permanecer em sintonia com Ele e com a Trindade Santa.
Sinto dentro de mim que a graça de Deus está agindo, me impulsionando, me ilumina, me faz caminhar com amor, alegria, confiança para servir e fazer o bem onde surge a necessidade de me colocar a caminho como Maria que partiu para servir sua prima Isabel. Hoje sinto que esta é minha missão: ajudar as “primas” necessitadas, em sintonia com a vontade de Deus; “florescer onde Deus me enviou e me envia”
Gratidão, gratidão, gratidão.
Por tudo dou graças a Deus porque fez por mim maravilhas.
Ir. Carmelina Vitoria Chiapinotto, CSAC
Argentina, 2 de fevereiro 2023.